Na tarde desta terça-feira, 15 de maio de 2018, no PSF do Bairro Juremal, teve início as atividades do projeto “Afetividade, essa causa é de todos, fortaleça essa ideia”, com o objetivo de sensibilizar as famílias e pessoas que convivem com as crianças na Primeira Infância, período que vai de zero até os 6 anos de idade.  Além disso, convidar a todos para ser um agente de mudança na sociedade, na medida em que a criança é diretamente influenciada pela realidade em que está inserida.

O projeto contemplara crianças na faixa etária de zero a seis anos na etapa da vida conhecida por primeira infância. De início aconteceu à mesa redonda com a presença de toda equipe do PSF, médica, enfermeira, técnicas de enfermagem, Agentes Comunitárias de Saúde, Agente Administrativo, Vigias e Auxiliares de Serviço. Na ocasião do encontro, foi realizada a consolidação dos dados de todas as crianças compreendidas na faixa etária da primeira infância, estudo sobre o tema e confecção da Cartilha que disponibilizará informações sobre afetividade.

A segunda etapa abrangerá os bairros Alto do Tenente, Juremal e Varzante,  por meio de visitas coletivas domiciliares com as Agentes Comunitárias de Saúde – ACS, em cada micro área e, distribuição das cartilhas já projetadas na primeira etapa.  Além da entrega do material, as famílias receberão todas as instruções necessárias sobre o afeto para fortalecer o vínculo entre a família e a criança.

Esse projeto faz parte dos requisitos para implantação da política pública para o desenvolvimento infantil em que aborda o eixo desenvolvendo com afeto com base nos pilares do Desenvolvimento Infantil norteadores do Programa Mais Infância Ceará. Vale salientar que todos os 184 municípios cearenses aderiram ao referido programa.

Nossa reportagem ainda conversou com a enfermeira Ana Cristina Brito.

A agente comunitária de saúde Reginalda Viana também falou da culminância do projeto.

EQUIPE TÉCNICA DO PSF JUREMAL

Médica; Esther Gonçalo; Enfermeira: Ana Cristina;

Agente administrativo: Pedro

Técnicas de enfermagem: Cícera e Dilma Bezerra;

ACS: Aurineide Xavier, Dilverlange Araújo, Reginalda Viana, Vanusia Morais;

Auxiliar de serviços: Jaciele Alves e Tânia Costa;

Vigias: Gilberto Bezerra e Nilvan