No final da noite desta quarta-feira (21/6) um clarão no céu e um forte barulho assustou moradores de Orós. Há relatos de pessoas que sentiram a terra tremer no momento em que se ouviu o barulho. Algumas pessoas imaginaram se tratar de um trovão, devido ao barulho, mas logo surgiram relatos de pessoas que viram um clarão no céu o que remete a possiblidade de queda de algum meteorito, ou algum corpo celeste.

Corpo celeste é um tipo de matéria oriunda do espaço sideral. Costumamos observar com certa frequência nos céus as “estrelas cadentes”, que não são estrelas, mas materiais rochosos que vem do espaço e atingem a terra.  Elas ficam iluminadas devido ao atrito com o ar e a alta velocidade com que atingem a atmosfera, e esse atrito gera luz no objeto.

Todos os dias milhões de quilogramas de rochas ou resíduos de rochas atingem a terra. Geralmente estes objetos atingem o mar, e em alguns casos a superfície terrestre. Essas rochas podem ser fragmentos de asteroides ou restos de cometas, e quando atingem a nossa atmosfera são chamados de meteoros. Caso estes meteoros sejam grandes e resistentes o suficiente para não se desintegrar e atingirem a superfície da Terra, eles serão chamados de meteoritos.

Este fenômeno de ontem foi observado em Orós, e também nos municípios vizinhos. Até as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (21/6) não havia confirmação oficial do que seria ou de onde caiu.

Fonte – http://www.orosfm.com.br