A quadra invernosa no município de Várzea Alegre bem como em todo estado do Ceará não se apresenta com regularidade e isso tem preocupado parte dos agricultores. O João Frutuoso agricultor do sítio Guaribas no distrito de Riacho Verde escreveu o seguinte texto na sua página de facebook

Pouca se comenta, mas a situação do homem do campo no município de várzea Alegre é uma das piores dos últimos anos quando se trata de lavoura. As pequenas precipitações que vieram molhar o solo foram um dos maiores problemas para confundir a cabeça do agricultor geralmente o plantio dar início nos meados de fevereiro, portanto aqueles que aproveitaram as chuvas de novembro e dezembro não tiveram muito êxito.

A plantação que nasceu praticamente está perdida, a que nasceu morreu a que não germinou está perdida dentro da pastagem por falta de chuvas quem não plantou ainda está esperando chuvas, muitos já perderam a esperança acompanhando o crescimento da pastagem do seu solo preparado com muito suor. Como se diz, o mato comeu antes de plantar, mas por outro lado as pequenas precipitações veio em boa hora trazendo o verde pra o rebanho. A situação não é das melhores infelizmente.