O esporte tiro esportivo é uma categoria que chegou a Várzea Alegre através do Renato Matos um apaixona pela carabina e que sentiu o desejo de implantar esse esporte na cidade. A partir dos três campeonatos locais realizados pelo Renato sendo o primeiro no buffet Mariana ao lado da delegacia e outros dois no CSU.

Este ano Renato optou por não realizar a competição. Porém, através dos outros realizados criou-se um grupo denominado de Esquadrão da Carabina que tem a frente o atirador Oriel Jr. Esse na companhia de outros amantes do esporte idealizaram um circuito para fortalecer o esporte local.

Certo é que no domingo 31 de março o esquadrão da carabina deu início ao projeto na comunidade de boa vista onde acamparam montaram a estrutura e a largada foi dada. Pelo menos 16 atiradores esportivos participaram da primeira fase da competição do circuito.

Duas baterias foram disputadas a prova do GIZ onde os competidores colocam numa distância de 10 metros uma tabuleta com 20 gizes e sai vencedor quem quebrar o maior número de gizes.

 A outra categoria é o tiro ao alvo. Neste quesito quem conseguir a maior pontuação se sagra vencedor da bateria. Então ficou da seguinte forma as classificações por baterias.

Na classificação do Giz:

1º Zé Airton – 26 / 30

2º Robério – 23 / 30

3º Marcinho e Oriel Jr – Empatados – 21 / 30

No tiro ao alvo a classificação foi a seguinte.

a segunda etapa será dia 18 de abril na AABB e fechando a rodada no dia 28 de abril com 3 mil reais em premiação na quadra do CSU acontece o grande torneio de cunho interestadual. Nesta fase presença do Renato Matos e de competidores da região e outros estados participarão do evento.