Várzea Alegre é conhecida pelo bom acolhimento aos irmãos que se deslocam de suas naturalidades e aportam a terra de Papai Raimundo. Assim foi com muitos cidadãos que já pisaram e fixaram residência neste município.

Com o senhor José Freire ( Zé de Zuza ) não foi diferente, o ainda jovem com idade entre 14 e 15 anos chegava a Várzea Alegre, oriunda da cidade de Granito em Pernambuco e acampou em Várzea Alegre.

Aqui Zé de Zuza construiu família e conquistou seu espaço na sociedade varzealegrese mediante a um respeito mútuo que sempre lhe foi reciproco. Desde sua chegada até hoje Zé porta consigo a boa conduta, nunca encostou sua mão em nenhum cidadão, como também nunca foi tido como desafeto de ninguém.

Homem correto ficou bastante conhecido pelo seu famoso salão de bilhar que nos anos 80 era visitado por grande parte da sociedade varzealegrense. Além de um local de apostas, foi acima de tudo um lugar de encontro para os amigos.

Assim como cresceu em Várzea Alegre tido como homem de caráter e compromisso, estendeu esses valores aos filhos, um exemplo é o empresário e ex-prefeito Vanderlei Freire que também ganhou seu espaço dentro do mundo da honestidade e respeito.

Hoje a família se orgulha de um patriarca que tem zelo pelo nome, chegando aos seus 82 anos tendo o direito de ir e vir sem temer a ninguém, resultado de uma vida dedicada ao trabalho e a boa amizade.