Afinal, o que é o INSS Digital?

O INSS Digital é um novo processo de atendimento com o fim de melhorar o fluxo dos processos do INSS aumentando assim a capacidade da autarquia de reconhecer direitos.

É digital porque se tornou eletrônico permitindo, por exemplo, que agendamentos, assim como concessões de benefício sejam realizados via Internet pelo segurado ou pela instituição que o representa.

O salário maternidade, por exemplo, é um benefício que já pode ser concedido de forma automática, através da internet, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. Para isso basta acessar o site Meu INSS e fazer o pedido, ou ligar no telefone 135.

Se você quiser mais informações sobre como dar entrada no Salário Maternidade pela internet, criamos um artigo exclusivo sobre o tema, que poderá ser acessado aqui.

O que antes exigia a presença física do cidadão no brasileiro na agência mais próxima, gerando filas e lotação, com o INSS digital a garantia é que o segurado possa receber o mesmo atendimento tendo acesso a serviços diversos sem sair de casa.

Todos os canais vêm sendo digitalizados e através do INSS Digital, contribuintes podem encaminhar documentos para análise de forma digital e fazer requisições de benefícios previdenciários.

Em Várzea Alegre segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais STTR Lausaro Bezerra os primeiros passos estão sendo dado para que essa realidade chegue ao município o quanto antes.