O partido dos trabalhadores PT Várzea Alegre hoje vive uma das suas mais eficientes fases no município, em meio a todas as barreiras vivenciadas pela agremiação política nos últimos anos hoje os petistas uma média de 350 filiados são amparados por nomes expressivos na política local.

Destaque para três vereadores atuantes, uma secretaria de desenvolvimento agrário comprometida com as causas do homem do campo, um presidente sindical, presidentes de conselhos e após as últimas adesões ingressou ao PT o secretario de educação, cidadão que dispensa comentários, muita eficiência no seu setor.

Este 2019 é período de eleições no PT e dia 8 de junho, foi o último dia para que as pessoas pudessem se filiar ao PT com direito a votar e ser votado.

No dia 8 setembro o Partido dos Trabalhadores – PT, renovará as direções municipais e estaduais do partido em todo o Brasil. Essa foi uma estratégia do PT para atrair pessoas que se engajaram na última eleição presidencial.

Tradicionalmente os filiados precisam ter um ano de filiado ao partido para poder participar do Processo de Eleições Diretas – PED. Esse ano por determinação do Diretório Nacional, os filiados três meses antes do dia da eleição, poderão participar normalmente, do processo.

No dia 4 de junho, mais de 50 pessoas foram filiadas ao partido através do Vereador Antônio Gregório, a grande maioria são servidores públicos municipais. Entre eles podemos destacar a filiação do Secretário de Educação Antônio Fernandes de Lima, da irmã do prefeito Luiza Iêda e da diretora da Escola Figueiredo Correia, Flaviana Ferreira de Menezes Marques

Em 2018, motivado pela campanha do Candidato Fernando Haddad a presidência, o vereador Michael Martins, aproveitou as atividades de campanha para convidar jovens estudantes e admiradores do Lula a ingressarem no partido.