ATUALIZADA – A noite da quinta-feira 11 de julho foi marcada com orgulho mais um ingresso da cultura de Várzea Alegre no mundo dos intelectuais Cratenses, o varzealegrense Dr. José Sávio Teixeira Pinheiro tomou posse no instituto Cultural do Cariri na cidade do Crato, o filho da terra de Papai Raimundo assumiu a cadeira do saudoso Dr. Quixadá Felício um Ipuense que foi integrante e apaixonado pela cultura que anos anteriores sentou aquela cadeira hoje ocupada pelo Dr. Sávio.

Instituto Cultural do Cariri – ICC é uma sociedade civil com sede na cidade do Crato e teve sua fundação em 4 de outubro de 1953, e instalação em 18 de outubro de 1953, e tem por finalidade o estudo das Ciências, Letras e Artes em geral e, especialmente da História e Geografia Política do Cariri.

O repórter também varzealegrense Franzé Sousa foi ao evento e sentiu o momento de felicidade vivenciado pelo Dr. Sávio.

“Posse do médico varzealegrense José Sávio Teixeira Pinheiro – escritor, poeta e cordelista, no Instituto Cultural do Cariri, no Crato. O Dr. Zé Sávio, como é conhecido, ocupa a cadeira que um dia foi do também médico Quixadá Felício (in memoriam). Nós varzealegrenses nos sentimos honrados e parabenizamos o conterrâneo Dr. Zé Sávio”.

Presença do mundo intelectual e literário do Cariri. Destaque para o poeta Pedro Bandeira, conhecido como o Príncipe dos Poetas Brasileiros.

OUÇA O QUE DIZ O DR. SÁVIO

 

Sávio você nos orgulha

Representa nosso torrão

Proporciona emoção

Veloz como fagulha

Da vitrola a agulha

Nas terras do Cariri

Nem o cheiro do pequi

Supera o seu talento

Igual o padre do jumento

No Instituto Cultural do Cariri

Por Laéce Oliveira