A Universidade Regional do Cariri irá receber, na próxima terça-feira (6), às 10h no Salão de Exposições Célia Bacurau (Salão da Biblioteca), uma mostra com 31 poemas musicas junto a 31 gravuras de Carlos Drummond de Andrade, concebidas pelo cantor Belchior. A exposição intitulada  “Pinturas do Belchior” permanece até o dia 30 de agosto no Campus Pimenta da URCA. O Vernissage apresentará breves observações sobre a pintura e a caricatura do Belchior.

A obra foi organizada pelo professor Flávio Queiroz, e conta com obras concebidas pelo artista cearense e divulgadas pela Revista Caras. O evento marca o início das atividades do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense, que esse ano irá homenagear o Belchior.

Belchior

Antônio Carlos Belchior Fontenele Fernandes nasceu em Sobral, Ceará, em 26 de outubro de 1946 e faleceu em Santa Cruz do Sul, em 29 de abril de 2017. Ficou nacionalmente conhecido como um dos maiores compositores e cantores da MPB, especialmente pelos sucessos A divina comédia humanaVelha roupa coloridaComo nossos paisAlucinação e Apenas um rapaz latino-americano. Ele também possuía talento para pintura, caricatura e caligrafia.

O professor Flávio Queiroz fala sobre como surgiu a ideia para realizar o evento. “Quando Belchior esteve no Cariri, pela última vez, em 2007, confidenciou-nos seu desejo de realizar uma apresentação que ocorreria em dois momentos. No primeiro, uma Exposição dos seus quadros, que faziam uma homenagem a um dos poetas que ele admirava, Carlos Drummond de Andrade e, no segundo momento, um show para a juventude acadêmica da Instituição, no qual ele e sua banda interpretariam poemas do Poeta Mineiro” afirmou.

Ainda conforme o professor, embora o Belchior não esteja mais entre nós, o sonho não acabou, a exposição irá realizar o desejo do talentoso compositor e intérprete brasileiro, pintor e caricaturista.

Fonte Badalo