No ano de 2018 o vereador Ribamar da Topik deu entrada no poder legislativo um projeto de indicação que tem como objetivo de acordo com o regimento interno da casa, criar a coordenadoria especial de proteção e bem-estar animal.

O vereador voltou a falar do tema na reunião da quarta-feira 04, o que leva o edil a ser recorrente no assunto é o acompanhamento do mesmo junto ao abrigo amigos do Pepe. Um órgão que vem cuidando com responsabilidade dos animais errantes, em especial os em estado de debilitação.

Hoje a coordenação é da Leia Arlete que de mãos dadas ao restante da equipe buscam dar a melhor atenção aos cães capturados nas ruas. Para o Ribamar criar um equipamento que venha dar total condição de atendimento aos animais facilita o trabalho dos engajados na causa.

Os cães errantes que na sua maioria são portadores de doenças e causa preocupação pelo fato de ser um problema de saúde pública, assim sendo diz respeito ao governo dar sua parcela de responsabilidade e unindo forças do abrigo, gestão e colaboradores os trabalhos podem ganhar notoriedade e fortalecimento.