A educação varzealegrense viveu na manhã do sábado 23, quando levou ao auditório da Escola Dr. Pedro Sátiro mais de 200 alunos para serem contemplados com a Medalha da Olímpiada Brasileira de Astronomia.

Nossa reportagem conversou com alunos, professores e secretário de educação Antônio Fernandes.

Conhecendo mais do assunto.

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que dá MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.

A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.

Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado.

E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.