Na tentativa de deixar os homens cada vez mais conscientes da importância de cuidar bem da sua própria saúde, a equipe de profissionais do PSF Juremal proporcionaram uma noite diferente a população masculina daquele PSF. Uma palestra foi o carro chefe para a informação direta. Muitos se fizeram presentes para na oportunidade adquirirem mais informações acerca de um dos assuntos mais sérios na vida do homem.

FOTO Damião Ferreira

Conhecendo mais do novembro azul.

Novembro Azul, o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Durante esse período, vão chover mensagens sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento desse tumor, o mais comum entre os homens (desconsiderando o de pele). E a SAÚDE não vai ficar de fora, claro.

Nós separamos quatro notícias publicadas entre hoje e o Novembro Azul do ano passado que são especialmente importantes na luta contra essa doença. Confira:

1) O remédio que entra na primeira linha de tratamento contra o câncer de próstata avançado

Em uma reportagem especial sobre as principais novidades do maior congresso de oncologia do mundo, há um tópico específico para abordar essa droga. Em um estudo, ela mostrou ser mais efetiva do que as opções atuais quando o tumor é metastático (ou seja, já se espalhou pelo corpo).

2) A cirurgia que devolve a ereção de homens que retiraram a próstata por causa do câncer

Essa operação inovadora foi criada no Brasil e está trazendo ótimos resultados. Tanto que já está sendo testada em homens com outros problemas que causam impotência.

O câncer de próstata é tema central do estudo Um Novo Olhar para a Saúde do Homem, feito aqui na SAÚDE. Ela mostra, por exemplo, uma baixa taxa de adesão ao exame de toque retal e uma resistência de ir ao médico de maneira preventiva. Lembre-se de que, quando dá sinais claros, o tumor tende a já ser mais avançado.

4) O toque retal do urologista e o do coloproctologista

Em um artigo especial para a SAÚDE, o coloproctologista José Ricardo Hildebrandt Coutinho fala sobre esse exame essencial, que ajuda a diagnosticar o câncer de próstata e outros tantos problemas. Há inclusive técnicas diferentes para quadros diferentes.

O PSF da Varjota também deu sua parcela de contribuição realizando um momento informativo aos moradores do bairro atendidos pelo PSF.