VÁRZEA ALEGRE-CE – A Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola de Ensino Fundamental Dr. Dário Batista Moreno recebeu na noite desta segunda-feira, 09 de dezembro de 2019, um minicurso em saúde bucal e fisioterápica. O evento foi articulado pela professora Reginalda Batista Viana e demais professores do turno noite, e contaram com a parceria dos seguintes profissionais de saúde: Dr. Edvan Costa – Odontólogo e a Dra. Beatriz Bezerra – Fisioterapêutica, da clínica equilibre.

O Dr. Edvan Costa abordou temas como: Escovação e métodos adequados, cultura da paz, saúde ambiental, dependências químicas, práticas corporais e ações preventivas constantes para que se tenham dentes protegidos. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, cerca de 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentam pelo menos um dente com cárie. Na faixa etária de cinco anos, mais da metade das crianças possui o problema. A questão é ainda mais preocupante nos adolescentes com idade entre 15 e 19 anos. Nessa faixa etária, pelo menos 90% dos indivíduos já enfrentaram cárie em pelo menos um dente.

A Dra. Beatriz Bezerra destacou como ponto salutar a todos, a saúde física, que, segundo ela vai além da ausência da doença. De acordo com a mesma, os benefícios que as práticas de atividades físicas podem proporcionar àqueles que as praticam, como por exemplo:
Melhora a funcionalidade do organismo e todos os seus sistemas;
Diminuição do risco de morte prematura;
Redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose, etc.;
Melhora a condição e a funcionalidade cardíaca e respiratória;
Melhora a mobilidade articular e a força muscular;
Auxilia na manutenção do peso, dos níveis de gordura corporal e de massa magra;
Auxilia na prevenção de patologias como câncer, Alzheimer, Parkinson e outras patologias incapacitantes;
Melhora a sensação de prazer e bem-estar, sendo um grande aliado nos tratamentos de ordem psicológica;
Proporciona alívio de tensão muscular; diminuição das dores no corpo decorrentes do estresse.

A professora Reginalda reconhece a parceria que a educação vem tendo com a saúde deste município e ratifica a importância do esforço que faz na busca de parceiros para contribuírem e proporcionarem educação e saúde de qualidade para todos. Ela afirma que sempre busca trabalhar com projetos, saindo do abstrato e vivenciando com seus alunos a práxis nos campos em que a mesma trabalha educação e saúde.
Professores do turno noite – EJA Escola Dr. Dário Batista:
Delana Marcelo
Maria das Graças
Reginalda Batista
Silvana Caldas
Sônia Bastos
Diretora: Maria de Fátima Siebra.
Coordenadores:
Elvira Gregório e Iranildo Diniz.