Na previsão do tempo realizada na manhã desta quarta-feira (8), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) observou a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Estado, o que colaborou para precipitações em, praticamente, todas as macrorregiões. O cenário favorável deve seguir, pelo menos, até a próxima sexta-feira (10).

Diante disto, a tendência atual é de predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia, mas com eventos de chuvas em todas as macrorregiões nesta quarta. Os meteorologistas apontam chances de precipitações com intensidade variando entre moderada e forte em determinadas ocasiões.

Neste momento, por meio das imagens da rede de radares, observam-se precipitações concentradas na porção leste do Estado e também na faixa litorânea, indo de Icapuí ao Trairi. A expectativa é que este cenário siga até o início da tarde. Depois disto, as precipitações podem chegar ao oeste do Ceará, banhando o Litoral Norte, Ibiapaba e parte do Sertão Central e Inhamuns.

No balanço de chuvas, temos, até o momento, registros em, pelo menos, 79 municípios. Os maiores acumulados foram em:

☔ Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 75.0 mm

☔ Milagres (Posto: Milagres) : 64.0 mm

☔ Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 63.5 mm

☔ Crato (Posto: Lameiro) : 47.0 mm

☔ Aracati (Posto: Aracati) : 46.8 mm

FUCEME – INSTALACOES