Está aberta a Janela Partidária com autorização do TSE – Tribunal Superior Eleitoral. No período de 05 de março a 3 abril, vereadores que queiram concorrer às eleições deste ano à reeleição ou a cargos majoritários, podem mudar de partido sem punição por infidelidade partidária.
O Fechamento da Janela partidária acontece seis meses antes do pleito eleitoral, já que o primeiro turno será no dia 4 de outubro.
Em Várzea Alegre, a vereadora Dra. Luciana Rolim, que estava no PV – Partido Verde, utilizou a Janela Partidária para ingressar no Democratas (DEM), presidido pelo esposo dela, o vice-prefeito da cidade, Dr. Fabrício Ferreira Rolim.

Além de receber a adesão da esposa ao seu partido político, Dr. Fabrício Rolim, anunciou também sua pré-candidatura a vice-prefeito, destacando que essa parceria será com o atual prefeito, Zé Helder (MDB).
Nas entrevistas que tem dado para a imprensa, Zé Helder ainda não se lançou pré-candidato. Disse apenas que avalia a situação, deixando sua pré-candidatura para concorrer a um quarto mandato como decisão do grupo político do qual faz parte. O vice prefeito Dr. Fabrício falou da alegria de receber a esposa e vereadora na sua sigla partidária e logo a colocou como pré-candidata a vereadora pelo DEM.