Nesta data de 30 de junho Várzea Alegre tem a honra de ser grata por um dos seus filhos que lhe causa muito orgulho, natural do sítio Panelas sede rural do município, filho de agricultores Luiz Francisco de Sousa, um cidadão determinado formado em pedagogia, que já trabalhou na área de topografia, foi professor na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também prestou serviço na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce. 

Luiz acima de tudo é um religioso e fazendo jus a essa sua fé, no altar da igreja católica firmou laço matrimonial com a Francisca da Silva Sousa (Ciêda) com quem teve uma filha a Gabriela, e assim formam uma amável família. 

Já a vida pública do Luiz começou a ganhar notoriedade quando o mesmo foi conselheiro tutelar por dois mandatos, o que lhe rendeu a alcunha de (Luiz do Conselho) nome que o levou a câmara de vereadores onde fez um trabalho exemplar de 2013 a 2016. Sendo em seguida cotado pelo grupo político ao qual pertence a se candidatar a vice-prefeito na chapa do advogado Homero Fiuza que na época se lançou candidato a prefeito. 

Passado o período de campanha não obteve êxito, porém, assumiu o Sindicato da Agricultura Familiar – Sintraf. Neste órgão junto a camada mais carente os agricultores, Luiz fez um exercício belíssimo ganhando a confiança dos produtores rurais.  

No momento está afastado das funções, pois o mesmo pleiteia seu retorno ao poder legislativo e estar pré-candidato a vereador nas próximas eleições. Sempre bem visto na cidade revestido de muita honestidade e de ordem pacificadora Luiz do Conselho é merecedor da maior dadiva dada ao homem “a vida”. E neste dia o seu maior desejo é erguer as mãos aos céus e agradecer pela vida e pela legião de amigos que o cercam.