O Antônio Soares é da Fetraf-CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) o mesmo esteve nas dependências do Sintraf Várzea Alegre que é presidido pelo Luiz Francisco de Sousa (Luiz do Conselho).

A visita dos membros da federação tinha como base ministrar uma capacitação para agricultores, tendo como gancho ensinar as melhores formas de embalar os produtos cultivados na agricultura familiar.

Outro passo importante discutir mecanismos que possam ajudar os produtores a ecoarem seus produtos. Para o Soares um dos maiores entraves para o produtor é encontrar caminhos de comercialização evitando atravessadores.

Quando entrar um terceiro na historio passa a ditar preços e acaba diminuindo o valor de mercado da produção do agricultor, um dos caminhos mais eficientes é fazer com que; o produtor consiga direcionar sua produção para o (PNAE) – Programa Nacional de Alimentação Escolar ou (PAA) Programa de Aquisição de Alimento.

Para que isso aconteça tem que preparar o produtor para está com documentação em dia e atender aos pré-requisitos recomendados pelo governo. E nesse caso as oficinas tem como meta instruir o produtor no preparo da documentação bem como na seleção de produtos conservando-o com embalagem correta.

O Luiz do Conselho presidente do SINTRAF tem buscado atender da melhor maneira possível aos seus sindicalizados trabalhando com a categoria palestras informativas e buscando integra-los nos programas sociais que é de direito para o produtor.

“Tão logo o período de pandemia melhorou, que começamos de forma respeitosa e criteriosa realizando pequenos encontros na esfera sindical e no âmbito de federação, tudo isso para darmos toda assistência necessária ao nosso produtor rural”. Disse.

O encontro de produtores rurais ainda contou com a presença do Evilasio José de Sousa gerente local da EMATER/CE, um órgão do governo do estado que tem feito um belo trabalho de parceria com o SINTRAF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais