Quase 2.500 agricultores serão beneficiados com a semente do programa hora de plantar.
Teve início na manhã desta segunda-feira 8, a distribuição do programa hora de plantar, no primeiro dia do calendário os distritos de Ibicatu e Calabaça foram os contemplados.
Para o secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico Matias Alves a secretaria é parceira da EMATERCE o que favorece ao produtor na hora da distribuição.
Érick Vinicius é gerente local da EMATERCE em Várzea Alegre e informou a nossa reportagem que estar sendo tranquilo o primeiro momento de distribuição e que a partir de amanhã segue o calendário para Riacho Verde e Naraniu, depois Canindezinho por fim sede rural.
Introdução
O Projeto Hora de Plantar foi criado para atender com sementes e mudas de elevado potencial genético os (as) agricultores (as) de base familiar do Estado. Foi estruturado a partir do programa denominado Arrancada da Produção, em 1987. Concebido, portanto, há mais de 24 anos, este projeto tem contribuído para o aumento da produção e produtividade e, para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.
O projeto cumpriu e cumpre a nobre missão de internalizar entre seus beneficiários, a importância da utilização da semente como um insumo essencial ao processo produtivo de nossas principais culturas. Além do mais, o Hora de Plantar tem conseguido a sensibilidade de diversificar o leque de ofertas de sementes e mudas, se adequando as reais necessidades dos agricultores (as) familiares cearenses, a exemplo da introdução do milho híbrido a partir de 1999 e, que hoje se constitui uma realidade, iniciada a partir da região do Cariri, estendendo-se as demais, principalmente Centro Sul, Sertões dos Inhamuns/Crateús, Baturité e Ibiapaba.
O projeto vem participando ativamente no segmento de mudas, com destaque para manivas de mandioca, raquetes de palma forrageira, colmos de cana-de-açúcar, mudas de cajueiro anão precoce e este ano a oferta de outras fruteiras: ateira, sirigueleira, aceroleira, mangueira, sapotizeiro, gravioleira, goiabeira, limoeiro e laranjeira contribuindo diretamente para a ampliação da área de fruticultura deste público em nosso Estado.
Existem cadastrados de modo informatizado cerca de 250 mil agricultores (as) familiares. Recentemente, o projeto tornou possível a inclusão de agricultores familiares como produtores profissionais de sementes, destacando-se as culturas de feijão caupi, milho variedade, mamona e até mudas enxertadas de cajueiro anão precoce.
O Hora de Plantar é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e tem vários parceiros envolvidos no processo, destacando-se a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE, a Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Ceará – APROSEMCE, de onde são adquiridas mais de 90% das sementes, Secretarias de Agriculturas Municipais, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ceará- FETRAECE, Sindicatos e Cooperativas de Trabalhadores Rurais. Pode-se afirmar com segurança que este projeto é decisivamente o maior distribuidor de sementes e mudas aos agricultores familiares do Norte e Nordeste, quiçá do Brasil e, indiscutivelmente ser considerado como a mais consolidada ação governamental da área agrícola do Estado do Ceará.