Um grupo de romeiros saiu de Várzea Alegre com destino ao santuário da Menina Benigna.

Na madrugada deste sábado dia 19 de abril de 2025, um grupo de romeiros com aproximadamente 20 membros deram início a primeira romaria de Várzea Alegre a cidade de Santana do Cariri onde fica o santuário da Beata Menina Benigna.
Saindo de várzea Alegre a primeira para é Farias Brito onde acontece o almoço e um momento de descanso, a partir das 15h os romeiros seguem a caminhada com destino a Altaneira, Nova Olinda e por fim Santana do Cariri.
Em meio aos romeiros está Antônio Bezerra um dos criadores da romaria do Coité em Várzea Alegre para o Horto do Padre Cicero, romaria que já chegou a sua 8ª edição, com muita fé e peregrinação.
CONHEÇA MAIS SOBRE BENIGNA
O Santuário da Beata Menina Benigna está sendo construído em Santana do Cariri, Ceará, para homenagear a primeira beata do estado. O complexo contará com um monumento de 26 metros de altura, uma capela, um memorial, um templo para missas campais, e outras estruturas.
Quem foi a Menina Benigna?
Benigna Cardoso da Silva, também conhecida como Menina Benigna, nasceu em 15 de outubro de 1928 em Santana do Cariri. Foi assassinada aos 13 anos, em 24 de outubro de 1941, ao se defender do assédio sexual de um jovem.
Beatificação
A Diocese do Crato iniciou o processo de beatificação de Benigna em 2011. Em 2013, a Congregação para a Causa dos Santos aceitou a causa e a proclamou “Serva de Deus”. Em 2019, o Vaticano reconheceu o martírio de Benigna, e em 2022 foi beatificada.
Símbolo de resistência
Benigna é considerada uma mártir da castidade e símbolo da resistência contra feminicídio e violência sexual contra crianças e adolescentes.