Ex-prefeito Joãozinho participa do PodCast Fala, Produtor Rural do Safer.
O episódio deste sábado (21) do Podcast Fala, Produtor Rural, apresentado por Joaquim Anderson, recebeu como convidado especial o ex-prefeito de Várzea Alegre, João Eufrásio Nogueira (Joãozinho), que esteve à frente do município entre 1997 e 2004.
O tema central da conversa foi: “Agricultura ontem e hoje — avanços, desafios e modernizações”.
Durante a entrevista, Joãozinho traçou um panorama da agricultura local durante sua gestão, destacando os principais desafios enfrentados pelos produtores da época, como a falta de acesso a crédito, assistência técnica limitada e dificuldades com infraestrutura básica, como estradas vicinais e abastecimento de água.
O ex-gestor relembrou ações que marcaram seu mandato, como o fortalecimento da agricultura familiar por meio de programas de incentivo à produção e parcerias com o Banco do Nordeste e a Ematerce. Ele também destacou os investimentos feitos em transporte da produção rural e melhorias no escoamento da safra.
Ao comparar com os dias atuais, Joãozinho elogiou avanços como o programa Hora de Plantar, o Garantia-Safra e o uso do CAF como ferramenta de inclusão produtiva. Segundo ele, o agricultor de hoje está mais informado, tem acesso a tecnologia e conta com o suporte de entidades como o SAFER, que fortalecem a organização dos trabalhadores do campo.
Encerrando, o ex-prefeito deixou um recado aos jovens produtores: “Acreditem no campo, busquem conhecimento e valorizem a união. O futuro da agricultura passa por inovação e cooperação.”
A entrevista completa está disponível no canal da TV Pé no Chão, no YouTube.