FORMAÇÃO INTEGRAL E A NECESSÁRIA VALORIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS
Há muito tempo presenciamos, na educação brasileira, sobretudo no Ensino Médio, a priorização do ensino da Matemática, Língua Portuguesa, Física, Química e Biologia, como se esses conhecimentos fossem os únicos necessários à formação cidadã. É indiscutível a importância dessas áreas de estudo, entretanto convém compreender que, para a formação humana integral, tão prometida pela educação brasileira, apenas esses saberes não são suficientes. É necessário que haja outros olhares sobre o mundo e o próprio homem. Nesse caso, reputo imperioso que o mesmo tratamento privilegiado dispensado àqueles componentes curriculares seja também oferecido ao ensino das Ciências Humanas em todas as escolas do país. Estudar a realidade sob a perspectiva das disciplinas das áreas de Linguagens, de Matemática, e de Ciências da Natureza (e suas tecnologias) é muito importante; contudo, insuficiente para apreender a complexidade que envolve tanto o mundo quanto a existência humana. Lamentavelmente essa é uma realidade das escolas brasileiras, sobretudo as de ensino médio. Esta não é uma opção dos professores, mas uma determinação das instâncias superiores, que priorizam as matérias de Matemática e de Língua Portuguesa, como se, sozinhas, fossem capazes de proporcionar a consciência crítica. Essa realidade é perceptível não apenas na redução do número de